terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Claudius Ceccon: construtor de futuros imediatos

Mais uma vez vou publicar aqui uma palestra do curso do professor Evandro Ouriques, que fiz durante o segundo semestre de 2009, na Eco(UFRJ). Desta vez o palestrante era Claudius Ceccon, cartunista, um dos idealizadores do CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular. Foi bastante curioso, pois aquele humilde aluno presente nas aulas do semestre nos contou sua história de vida:  foi um dos fundadores do Pasquim, exilado e desenvolveu inúmeros projetos ao lado de Paulo Freire.


CECIP é uma organização não-governamental que realiza ações de educação e comunicação visando à promoção da cidadania, nas áreas de Direitos Humanos, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura. Assistimos a alguns vídeos muito interessantes dos mais variados assuntos: AIDS, educação, preconceito, etc. Filmes como “Santo Forte” e “Babilônia 2000” foram produzidos por eles.





Além disso, há materiais impressos. Lançaram na primavera dos livros o imperdível “Mestres da Mudança” . Em poucas palavras, o livro estimula os educadores a experimentar novas formas de atuar profissionalmente. Mas para saber detalhes e conhecer todos os braços do projeto basta acessar o site do CECIP.

Outros vídeos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário